Tuesday, 6 March 2018

O que fazer com opções de stock sem valor


Empregadores de inicialização: Aqui está a maneira correta de avaliar suas opções de estoque.


Há muita mistura de angústia entre os tipos de inicialização sobre a excelente história de Katie Benner em Good Technology no New York Times hoje.


O bom tinha cerca de 15 anos. Na sua encarnação mais recente, Good especializada em software para gerenciamento de dispositivos móveis. Tinha uma variedade de proprietários ao longo dos anos, mas nos últimos anos aumentou muito capital de risco e arquivou para ser público em 2018.


Então o seu segmento de negócios foi comercializado, o IPO se desfez e o BlackBerry comprou por US $ 425 milhões em setembro de 2018. Esse preço estava bem abaixo da última avaliação privada de US $ 1,1 bilhão da Good.


Muitos empregados tinham opções de ações. Essas opções valiam muito menos depois da venda do que achavam que seriam. Muitos investidores da Good's VC, que detiveram ações preferenciais, concordaram na venda. Alguns funcionários alegadamente não o fizeram.


Pior ainda, alguns desses funcionários exerceram suas opções antecipadamente e pagaram impostos sobre eles em um valor mais antigo e mais alto. Outros compraram ações adicionais no mercado privado com um valor mais antigo e mais alto. Como Matt Levine da Bloomberg escreve, Good era quase como uma empresa pública em termos de liquidez de ações, embora não tão transparente em termos de preço e avaliação.


Riqueza de papel.


Independentemente disso, o que aconteceu no Good é um bom lembrete para os funcionários que trabalham em qualquer empresa privada financiada por risco sobre como tratar as opções de ações que você está recebendo.


Para a maioria dos funcionários, por causa de seu próprio planejamento financeiro e negociações salariais, essas opções devem ser tratadas como se valessem US $ 0. Porque até vendê-los, é o que eles valem.


Mas, mas, mas - os fundadores não pensam assim! Eles acabaram de desistir de um grande pedaço da última rodada para contratá-lo, o engenheiro do hotshot ou o novo VP de vendas. Como você pode dizer que eles não deram nada? Além disso, Black-Scholes e tudo isso.


OK, tecnicamente, por algumas medidas, essas opções valem mais de $ 0.


Mas você tem que desconto para risco. As opções de ações de inicialização são um ativo incrivelmente arriscado.


A maioria das startups falha. Muitas vezes, o fracasso está fora do controle de qualquer indivíduo. Talvez você nunca encontre o ajuste do mercado do produto. Talvez os seus fundadores ou o conselho sejam incompetentes, ou fará uma decisão fatídica que vai acabar com a empresa toda. Talvez seu CEO seja indiciado. Talvez os mercados financeiros desmoronem apenas quando você estava pronto para acelerar e ir global. Talvez o Facebook faça sua ideia melhor, mais rápido. Ou talvez o arranque pela rua fará.


Regras do jogo.


Os capitalistas de risco e os investidores em fase avançada são profissionais de finanças. Eles entendem como se proteger contra riscos. E quando eles estão enfrentando dinheiro para sua empresa para que você possa crescer ou permanecer no negócio, eles vão exigir tantas concessões quanto possível para proteger sua desvantagem.


Se você é um empregado inicial, provavelmente não é um profissional financeiro, e você provavelmente não tem o mesmo nível de acesso aos registros financeiros ou tabelas de valores de sua empresa para conhecer a extensão total desses riscos, nem o poder de negociar os mesmos tipos de proteção.


Mesmo que você possa sair antes de um evento de liquidez, você não poderá vender suas ações pelo que pensou que valiam. Em Uber, por exemplo, a empresa aparentemente obriga os funcionários a vender ações de volta para UberВ a um preço predefinido.


O ponto de tudo isso?


Não trabalhe em uma inicialização porque você quer se enriquecer, como o blogueiro epônimo do VC (nós pensamos?), Startup L, Jackson, tão eloqüentemente, o colocou hoje no início. Se você quiser se enriquecer, negocie o salário máximo na maior empresa de tecnologia pública de crescimento mais rápido que você pode encontrar, como o Google ou o Facebook ou a Apple. Venda suas ações à medida que elas se entregam, diversifiquem seu portfólio e aproveitem sua aposentadoria.


Mas se a idéia de trabalhar para uma grande empresa burocrática faz você estremecer, se você é um rebelde ou um sonhador com a visão de fazer as coisas melhor, se você quer fazer muitos trabalhos e ter muita experiência muito rápida, se você quiser trabalhar incrivelmente difícil para que você possa olhar para trás um dia com orgulho e dizer "eu construí isso", então talvez um arranque esteja certo para você.


VEJA TAMBÉM: Como Uber habilmente controla suas ações para que não tenha que entrar em público logo antes - ao contrário do Facebook, Twitter e Google.


Recomendado para você Powered by Sailthru.


Empregadores de inicialização: Aqui está a maneira correta de avaliar suas opções de estoque.


Há uma grande quantidade de angústia entre o arranque.


Recomendado para você.


Tech Insider Emails & amp; Alertas.


Obtenha o melhor do Business Insider entregue à sua caixa de entrada todos os dias.


Por que o estoque restrito é melhor do que as opções de estoque.


Muitas empresas estão preocupadas com a recomendação do Financial Accounting Standards Board (FASB) de que as opções de compra de ações sejam mostradas na folha de gastos da empresa. Especialmente as empresas de alta tecnologia e start-up estão preocupadas porque temem perder uma das suas excelentes ferramentas de recrutamento e motivação. Mas não há necessidade de se preocupar porque já existe uma melhor opção de compensação, opções de estoque restritas.


Motivação através de estoque restrito.


A emissão de ações restritas é uma ferramenta melhor motivadora do que a concessão de opções de estoque por duas razões.


Primeiro, muitos funcionários não entendem as opções de estoque. Eles não sabem que têm que tomar medidas para realizar qualquer ganho. É muito mais fácil para eles entender um período de aquisição em estoque restrito. O segundo motivo é que o estoque restrito pode não ser inútil, como as opções de estoque. Mesmo que o preço das ações caia, o estoque restrito conserva algum valor intrínseco.


A matemática é bastante simples. Uma concessão de opção de estoque com um preço de exercício de US $ 10 não tem valor quando as ações negociam em US $ 8. O estoque restrito atribuído ao negociar em US $ 10 ainda vale US $ 8. Enquanto isso, a opção de compra de ações perdeu 100% de seu valor, enquanto o estoque restrito só perdeu 20% de seu valor.


Propriedade do empregado através de estoque restrito.


Uma das vantagens que o estoque restrito tem de uma perspectiva de gestão é que, como uma ferramenta motivadora, permite que os funcionários pensem e atuem, como os proprietários. Quando um acordo de estoque restrito ganha, o empregado que recebeu o estoque restrito se torna automaticamente proprietário da empresa.


O funcionário não precisa tomar qualquer ação para se apropriar e agora tem direito a votar na reunião anual. Tornar-se um stakeholder também encoraja os funcionários a se concentrarem mais em cumprir os objetivos corporativos.


As opções de ações, por outro lado, fazem pouco para incutir um senso de propriedade e geralmente são vistas como uma aposta de alto risco que tem uma recompensa potencialmente grande.


Um funcionário pode investir alguns anos ajudando uma empresa a crescer e prosperar e ser compensado com opções de ações, mas sua lealdade é aumentar o preço das ações para que eles possam retirar e fazer um pacote. Esses funcionários geralmente escolhem ações que elevarão o preço das ações no curto prazo (para aumentar seu ganho potencial) ao invés de ter uma visão longa que, em última instância, ajuda a empresa a crescer e prosperar ao longo do tempo.


6 erros do plano de estoque dos empregados a serem evitados.


Veja como aproveitar ao máximo o plano de ações da sua empresa.


Planos de ações.


Planos de ações de planejamento financeiro.


Planos de ações de planejamento financeiro.


Planos de ações de planejamento financeiro.


Planos de ações de planejamento financeiro.


Planos de ações de planejamento financeiro.


Key takeaways.


Não se concentre demais no estoque do seu empregador. Encontre formas de diversificar. Não demora em exercitar suas opções de ações até o último minuto, esperando que o preço das ações suba. Se você perder o prazo, suas opções de ações expirarão sem valor. Se você deixar sua empresa devido a um novo emprego, a uma demissão ou a uma aposentadoria, normalmente não terá mais de 90 dias para exercer quaisquer concessões de opções de ações existentes.


As opções de compra de ações e os programas de compra de ações dos funcionários podem ser boas oportunidades para ajudar a criar riqueza financeira potencial. Quando administrado corretamente, esses benefícios podem ajudar a pagar as futuras despesas da faculdade, a aposentadoria ou mesmo uma casa de férias.


Mas muitos investidores começaram a tropeçar, não prestem atenção a datas cruciais e gerenciam acidentalmente suas concessões de opção de estoque de empregado. Como resultado, eles podem perder os muitos benefícios que esses planos de opções de ações podem fornecer.


Para ajudar a garantir que você maximize seus benefícios de opção de estoque, evite fazer esses 6 erros comuns:


Erro n. ° 1: permitir a expiração das opções de estoque no dinheiro.


Uma outorga de opção de compra de ações oferece uma oportunidade para comprar uma quantidade predeterminada de ações da empresa de sua empresa em um preço pré-estabelecido, conhecido como exercício ou preço de exercício. Normalmente, há um período de validade entre 1 a 4 anos, e você pode ter até 10 anos para exercer suas opções para comprar o estoque.


Uma opção de compra de ações é considerada "no dinheiro" quando o estoque subordinado está negociando acima do preço de exercício original. Diga, hipoteticamente, que você tem a opção de comprar 1.000 ações do estoque de sua empregadora em US $ 25 por ação. Se o estoque atualmente estiver negociando em US $ 50 por ação, suas opções seriam US $ 25 por ação no dinheiro. Se você os exerceu e vendeu imediatamente as ações em US $ 50, você desfrutaria de um lucro antes de impostos de US $ 25.000.


Você pode ser tentado a atrasar o exercício de suas opções de ações o maior tempo possível com a esperança de que o preço das ações da empresa continue aumentando. O atraso permitirá que você adieça qualquer impacto tributário da bolsa e possa aumentar os ganhos que você percebe se você exercer e depois vender as ações. Mas as concessões de opção de estoque são uma proposição de uso-ou-perder, o que significa que você deve exercer suas opções antes do final do período de validade. Se você não agir a tempo, você perderá sua oportunidade de exercer a opção e comprar a ação no preço de exercício. Quando isso acontece, você pode acabar deixando dinheiro na mesa, sem recurso.


Em alguns casos, opções in-the-money expiram sem valor porque os funcionários simplesmente esquecem o prazo. Em outros casos, os funcionários podem planejar exercitar no último dia possível, mas podem se distrair e, portanto, não tomar as medidas necessárias.


"Pergunte a si mesmo o valor extra que pode obter, aguardando até o último segundo para exercer seu prêmio, e determine se isso vale o risco de deixar o prêmio expirar sem valor", diz Scott Senseney, vice-presidente sênior de Fidelity Stock Plan Services.


Considere esses fatores ao escolher o momento certo para exercer suas opções de compra de ações:


Quais são suas expectativas para o preço das ações e o mercado de ações em geral? Se você acha que o estoque atingiu um pico ou é provável que caia no futuro, considere exercer e vender. Se você acha que pode continuar a subir, você pode querer exercer e manter o estoque, ou atrasar o exercício de suas opções. Quanto tempo permanece até a opção de estoque expirar? Se você estiver dentro de 60 dias após a expiração, pode ser hora de agir, para evitar o risco de deixar as opções expirar sem valor. Verifique com seu empregador sobre quaisquer períodos de black-out ou outras restrições. Você estará no mesmo suporte de imposto, ou um maior ou menor, quando estiver pronto para exercer suas opções? Os impostos têm o potencial de comer em seus retornos, então você pode querer exercer e vender quando estiver no menor suporte de imposto possível - embora este seja apenas um fator para pesar sua decisão.


Dica: monitore sua agenda de aquisição de direitos, mantenha sua informação de contato atualizada e responda a qualquer lembrete que você receba de seu empregador ou administrador do plano de ações.


Erro # 2: não entender as conseqüências fiscais das ISOs.


Existem 2 tipos de outorgas de opções de ações: opções de ações de incentivo (ISOs) e opções de ações não qualificadas (NSOs). Quando você recebe uma subvenção do ISO, não há efeitos fiscais imediatos e você não precisa pagar impostos de renda regular quando exerce suas opções, embora o valor do desconto que seu empregador forneceu e o ganho possa estar sujeito a imposto mínimo alternativo (AMT) .


No entanto, quando você vende ações da ação, você será obrigado a pagar impostos sobre ganhos de capital, assumindo que você vendeu as ações a um preço superior ao seu preço de exercício. Para se qualificar para a taxa de ganhos de capital de longo prazo, você deve manter suas ações pelo menos 1 ano a partir da data do exercício e 2 anos a partir da data de outorga.


Se você vende ações ISO antes do período de retenção requerido, isso é conhecido como disposição desqualificadora. Nesse caso, a diferença entre o valor justo de mercado do estoque no exercício (o preço de exercício) eo preço da subvenção - ou o montante total do ganho na venda, se menor, será tributado como renda ordinária e qualquer restante O ganho é tributado como um ganho de capital. Para a maioria das pessoas, sua taxa de imposto de renda ordinária é maior do que a taxa de imposto sobre os ganhos de capital de longo prazo.


Embora os impostos sejam importantes, eles não devem ser sua única consideração. Você também precisa considerar o risco de que o preço das ações da sua empresa possa diminuir do seu nível atual. "Esteja ciente da sua situação tributária, mas também entende como a empresa está atuando no mercado, porque também existem riscos para manter as ações", diz Senseney. "Saiba quais ações são qualificadas para tratamento tributário especial, quais são os períodos de detenção e opções de estoque de exercícios em conformidade".


Dica: consulte um consultor fiscal antes de exercer opções ou vender ações da empresa adquiridas através de um plano de remuneração de ações.


Erro # 3: Não conhece as regras do plano de estoque quando você sair da empresa.


Quando você deixa seu empregador, seja devido a um novo emprego, a uma demissão ou a aposentadoria, é importante não deixar suas concessões de opções de ações para trás. De acordo com as regras do plano de estoque da maioria das empresas, você não terá mais de 90 dias para exercer quaisquer concessões de opções de ações existentes. Embora você possa receber um pacote de indenização que dura 6 meses ou mais, não confunda os termos desse pacote com a data de validade em suas concessões de opção de estoque.


Se sua empresa for adquirida por um concorrente ou se juntando com outra empresa, sua aquisição poderá ser acelerada. Em alguns casos, você pode ter a oportunidade de exercer imediatamente suas opções. No entanto, certifique-se de verificar os termos da fusão ou aquisição antes de atuar. Descubra se as opções que possui nas ações da sua empresa atual serão convertidas em opções para adquirir ações na nova empresa.


Dica: entre em contato com a HR para obter detalhes sobre suas concessões de opções de ações antes de deixar seu empregador, ou se sua empresa se juntar a outra empresa.


Erro # 4: Concentrando muito da sua riqueza no estoque da empresa.


Ganhar compensação na forma de ações da empresa ou opções para comprar ações da empresa pode ser altamente lucrativo, especialmente quando você trabalha para uma empresa cujo preço das ações tenha aumentado por um longo período de tempo. Ao mesmo tempo, você deve considerar se você possui muita riqueza pessoal ligada a uma única ação.


Por quê? Existem 2 razões principais. Do ponto de vista do investimento, ter seus investimentos altamente concentrados em uma ação única, em vez de em uma carteira diversificada, o expõe ao excesso de volatilidade, com base nessa empresa. Além disso, quando essa empresa também é seu empregador, seu bem-estar financeiro já está altamente concentrado nas fortunas dessa empresa na forma de seu trabalho, seu salário e seus benefícios, e possivelmente até sua poupança de aposentadoria.


Em segundo lugar, a história está repleta de empresas que já eram de alta voltagem que mais tarde se tornaram insolventes. Quando a Enron arquivou em falência em 1999, mais de US $ 1 bilhão em economia de aposentadoria de empregados evaporaram-se no ar. Os funcionários da Lehman Brothers compartilharam um destino semelhante em 2008, assim como os trabalhadores da Radio Shack em 2018. Considere também que a renda do seu empregador paga suas contas mensais não indispensáveis ​​e seu seguro de saúde. Se a fortuna da sua empresa demorar um pior, você poderia se encontrar fora de um trabalho, sem seguro de saúde e ovo de ninho esgotado.


"O estoque de um plano de equivalência patrimonial geralmente é um grande componente da remuneração anual de um empregado, por isso é fácil para sua carteira se concentrar excessivamente no estoque de sua empregadora", diz Senseney. "Mas você precisa dar um passo atrás, considere como esses benefícios se encaixam em seus objetivos financeiros de longo prazo, como poupança da faculdade, aposentadoria ou casa de férias, e desenvolver um plano para diversificar de acordo".


Dica: consulte um consultor financeiro para garantir que seus investimentos sejam adequadamente diversificados e leia Pontos de vista sobre Fidelity: o risco de um portfólio concentrado.


Erro # 5: Ignorando o plano de compra de ações de seus funcionários.


Os planos de compra de ações para empregados (ESPPs) permitem que você compre as ações do seu empregador, geralmente com desconto do valor justo de mercado atual da ação. Esses descontos geralmente variam de 5% a 15%. Muitos planos também oferecem uma "opção de look-back", que permite que você compre o estoque com base no preço no primeiro ou último dia do período de oferta, o que for menor. Se a sua empresa oferece um desconto de 15% e as ações subiram 5% durante o período, você poderia comprar o estoque com um desconto de 20%, já é um ganho antes de impostos saudável.


Infelizmente, alguns funcionários não conseguem aproveitar o ESPP da empresa. Se você não está participando, você pode querer dar o seu ESPP um segundo aspecto.


Os funcionários do nível de entrada geralmente optam por sair da ESPP, observa Senseney. "Mas como eles se tornam mais estabelecidos em suas carreiras e mais financeiramente seguros, eles devem reconsiderar seu ESPP. Dependendo do desconto que sua empresa oferece, você poderia estar transmitindo a oportunidade de comprar ações da sua empresa com um desconto significativo".


Dica: olhe sua estratégia de poupança atual - incluindo fundos de emergência e poupança para aposentadoria - e considere colocar algumas de suas economias em um ESPP. Você pode usar futuros aumentos para financiar o plano sem afetar seu estilo de vida.


Erro nº 6: não atualizando suas informações de beneficiário.


Tal como acontece com seu plano 401 (k) ou com quaisquer IRAs que você possui, seu formulário de designação de beneficiário permite que você determine quem receberá seus ativos quando você morrer fora do seu testamento. Se você não fez nenhuma designação de beneficiário, de acordo com a maioria das regras do plano, o executor (ou administrador), de fato, tratará a compensação de capital como um ativo da sua propriedade.


Cada vez que você recebe um prêmio de equivalência patrimonial, seu empregador solicitará que você preencha um formulário de beneficiário. Muitas concessões variam na vida de 3 a 10 anos, durante o qual muitos fatores podem mudar em sua vida. Por exemplo, se você estivesse solteiro quando recebeu uma concessão de opção, você pode ter nomeado um irmão ou pai como beneficiário. Mas 5 anos depois, você pode se casar com filhos, caso em que provavelmente você quer mudar seus beneficiários para seu cônjuge e / ou filhos. O mesmo é válido se você fosse casado e divorciado, divorciado e casado novamente. É importante sempre atualizar seus beneficiários.


Dica: reveja seus beneficiários para seus prêmios de equivalência patrimonial, bem como suas contas de aposentadoria, em uma base anual.


Próximos passos a considerar.


Para perguntas ou para conversar com um conselheiro Fidelity, ligue para 800-544-9354.


Visite o site de recursos do plano de ações.


Saiba como aproveitar ao máximo o estoque da empresa.


Artigos relacionados.


O caminho certo reduz os impostos, evita penas e não compromete a ajuda financeira.


Saiba como os casais do mesmo sexo podem gerenciar decisões financeiras para testamentos, fideicomisso e gifting.


Conheça estes 6 fatores de sucesso para ajudá-lo a envelhecer no local.


Veja como aproveitar ao máximo o plano de ações da sua empresa.


Suas opções de ações não são valiosas?


As opções de ações podem torná-lo rico, financiar sua aposentadoria, fornecer uma vantagem única - ou podem quebrar seu coração. Ao longo dos últimos anos, eu ouvi falar dos leitores do MSPmentor que trabalharam para empresas envolvidas em fusões e aquisições (M e A). Alguns desses leitores assumiram que suas opções de ações gerariam um pagamento saudável durante uma transação de M & A. Mas em alguns casos, o estoque era inútil. Aqui é por quê.


Primeiro, deixe-me falar de experiência direta. Eu já trabalhei para duas grandes empresas de mídia que (A) me concedeu opções de ações ou (B) me permitiu comprar ações como parte de um processo de IPO. Nenhuma abordagem me tornou rica. E, em alguns casos, as opções acabaram por ser inúteis.


Quando os funcionários se tornam proprietários.


Minha primeira experiência com o estoque do empregador chegou em 1996, quando a CMP Media foi pública. Eu era um editor na revista Windows, uma das publicações da jornada da empresa. Os proprietários da empresa, a família Leeds, eram generosos. Todos os funcionários receberam algum estoque como parte da oferta. A soma foi baseada em anos de serviço e classificação na empresa, acredito. Quando a CMP lançou seu IPO, a maioria dos funcionários de rank-and-sheets ganhou alguns milhares de dólares, acredito. Talvez um punhado de executivos realmente tenha "rico". Mas todos na empresa estavam agradecidos pela família Leeds por sua generosidade.


Pique em torno do mercado de software MSP e você vai ouvir uma abordagem semelhante no ConnectWise, que empurrou a propriedade para todos os funcionários. Eu acredito que será preciso algum tipo de evento financeiro - IPO, venda de empresas, etc. - para que as opções acionem. Eu não acho que o CEO Arnie Bellini está apressado em fazer esse tipo de movimento em breve. Mas o gesto - propriedade dos funcionários - está no lugar.


Comprar e vender. Rápido.


Minha segunda experiência com o estoque do empregado chegou em cerca de 2000 ou mais, quando Ziff Davis Media desperdiçou seu negócio ZDnet como estoque de rastreamento. Desta vez, não havia opções de estoque para a maioria dos empregados, mas nós fomos autorizados a comprar algumas ações como parte do processo de IPO. A idéia para a maioria de nós era entrar e sair rápido e ganhar alguns dólares. Mais uma vez, a maioria das pessoas não se enriqueceu.


Minhas outras grandes experiências de mídia envolveram opções de ações - nenhuma das quais valeu a pena para mim. Em 1998, obtive opções de ações da Ziff Davis Media. Mas eu finalmente deixei a empresa e eles não valeram nada. Em 2004, voltei para a Ziff Davis Media e, mais uma vez, obtive opções, mas eu deixei porque alguns amigos que eu respeitei lançaram seus próprios negócios. Eu decidi ir me divertir e sair com mentores em vez de esperar por um potencial evento de gatilho para as minhas opções Ziff.


Agora, aqui é o toque. Quando partes de Ziff Davis Media foram adquiridas em 2007 e novamente em 2018 ou assim, alguns ex-membros da equipe me perguntaram se eles deveriam entrar em contato com a empresa para ver quais valiam suas opções de ações. Afinal, as opções tinham sido adquiridas durante o tempo na empresa. Mas houve um toque cruel: para muitas pessoas, as opções antigas não valeram nada porque a Ziff Davis Media declarou falência em um ponto no passado recente e retrabalhou seu financiamento.


Boom ou Busto?


Estou começando a ouvir histórias um tanto semelhantes no mercado de software MSP. Alguns funcionários esperavam ganhar alguns dólares - US $ 1.000. US $ 10.000. US $ 100.000 ou mais - no meio de ofertas de M & amp; A. Mas muitos desses funcionários descobriram que suas opções eram inúteis ou quase inúteis porque eles tinham "B" ações ou compartilhamentos secundários. Em alguns casos, apenas "A" Acionistas compartilhados ou primários foram recompensados ​​como parte dos negócios da empresa. Ou talvez as ações fossem para uma subsidiária do negócio -, mas apenas os acionistas que tinham participação no negócio primário (ou empresa holding) foram recompensados.


Meu conselho ?: Considere opções de ações um bônus que você nunca conseguirá. Não conte com eles. Viva dentro de seus meios. Pergunte ao seu advogado exatamente o que significam os termos em seu contrato de opções. Para muitos leitores, as opções de estoque oferecerão uma fantástica recompensa em meio a uma transação M & amp; A ou IPO. Mas, para muitos outros leitores, a soma líquida ganha $ 0.


Skype & # 039; s Plan de opção de ações de empregado sem valor: aqui e por que eles o fizeram.


Após 50 dias de ataques, Hacker Group LulzSec Call It Quits.


O Skype está sendo criticado por encerrar os funcionários imediatamente antes do fechamento da aquisição da Microsoft, e as pessoas estão assumindo que estão fazendo isso para manter o valor dessas ações. A resposta do Skype resume-se a dizer que os funcionários foram demitidos porque não eram bons funcionários e que o valor do estoque é insignificante e não afetou o processo de tomada de decisão.


Está bem. Mas piora.


Os funcionários nem sequer conseguem manter a parcela adquirida de suas opções de compra de ações. A grande maioria das opções de compra de ações concedidas a startups tem um período de aquisição, tipicamente de quatro anos, com trocas dessas opções adquiridas durante esse período de quatro anos (ou qualquer). Se as opções estiverem investidas, você pode exercê-las, pagar o estoque e possuir esse estoque. Pelo menos, é assim que as coisas foram feitas ao longo das décadas.


O Skype fez as coisas de maneira diferente. Com as opções de ações da Skype, a empresa tem o direito de não apenas encerrar as opções não adotadas, mas também as adquiridas. E as opções adquiridas que você exerceu (ou seja, você pagou dinheiro por elas) que foram transformadas em ações reais poderiam simplesmente ser compradas de volta pela empresa ao preço que você pagou, independentemente do seu valor atual.


Aqui está o idioma relevante no contrato de outorga de opção de compra de ações. Refere-se a um acordo de parceria de gestão que não é público e não está claro se os funcionários conseguem vê-lo (o meu palpite não é):


Se, em conexão com a rescisão do Emprego de um Participante, as Ações Ordinárias emitidas para tal Participante de acordo com o exercício da Opção ou emissíveis a tal Participante de acordo com qualquer parte da Opção que seja adquirida sejam recompradas, o Participante deverá ser obrigado a exercer a sua opção adquirida e quaisquer Ações Ordinárias emitidas em conexão com esse exercício estarão sujeitas à recompra e outras provisões no contrato de Parceria de Gestão.


E aqui está a carta que o funcionário recebeu quando ele foi encerrado:


A CNN chama o idioma "intencionalmente incompreensível". A Reuters concorda, acrescentando que o Skype é "malvado".


Aqui está o que está acontecendo.


Esta não é a primeira vez que eu vi um plano de opção de estoque como este. Na verdade, trabalhei para uma empresa, uma vez que usava o mesmo mecanismo. Eu tirei a cláusula desse acordo, que eu mantive porque era tão audacioso. Aqui está a cláusula relevante - diz muito o mesmo que os documentos do Skype, mas em linguagem ligeiramente mais compreensível:


Onde, no caso de um participante do empregado, participante executivo ou um participante do consultor, o contrato de emprego, termo de escritório ou consultor de um titular de opção seja rescindido por qualquer motivo, tal Opção deverá oferecer imediatamente à Companhia todas as ações ordinárias detidas por o Optionee que tenha sido ou possa ser emitido para o Optionee no exercício das Opções a um preço igual ao Preço de Exercício de tais Ações Ordinárias. Essa oferta será irrevogável até o dia 120 dias a partir da data de rescisão. A Companhia deve ter a opção (mas não a obrigação) de comprar tais Ações Ordinárias. Se a oferta de venda de ações ordinárias for aceita pela Companhia, a Companhia deverá comprar tais ações ordinárias por contrapartida de dinheiro.


Até agora, a empresa que trabalhei há muito tempo era o único exemplo desse tipo de provisão de clawback que eu já tinha ouvido falar. A razão pela qual essa empresa adicionou essa cláusula é que eles não queriam nenhum acionista externo, incluindo ex-funcionários. Se houvesse um evento de liquidez, tudo bem, os funcionários obtiveram o estoque positivo. Mas se eles deixaram ou foram demitidos antes de um evento de liquidez, eles não conseguiram nada.


Existem apenas duas razões reais para fazer isso. A primeira é que a empresa antecipa um longo período de privacidade e não quer lidar com acionistas externos. O segundo é que eles não querem distribuir muito capital em opções de ações. Uma vez que eles podem retomar as opções de quem sair, eles podem dar a equidade mais livremente para os funcionários que chegam a bordo.


Há uma compensação, é claro. Se os funcionários entenderem o que estão assinando, eles vão querer uma compensação muito maior para lá - um salário em dinheiro maior ou uma tonelada mais opções. Porque eles sabem que a probabilidade de pagamento é tão pequena.


Se, por exemplo, o plano de opções do Facebook foi estruturado desta forma. Todos os jovens que deixaram e fundaram empresas como Quora e Asana não teriam feito dinheiro algum (bilhões de dólares em valor voltariam para o Facebook). O multimilionário Sean Parker, que era presidente do Facebook por um tempo, não seria um multimilionário. Ou qualquer outro tipo de bilionário.


O fato de que o Skype adotou esse plano em primeiro lugar não é em si mesmo "malvado". Mas eles fizeram duas coisas erradas do que posso dizer.


Primeiro, parece que os funcionários não tinham idéia do que estavam assinando e provavelmente esperavam que fosse um acordo de tipo de opção de estoque normal que todos no Vale do Silício realizaram há décadas. Se o Skype não estivesse claro com eles, e explicou isso em linguagem humana normal que eles entenderam, esses funcionários foram intencionalmente induzidos em erro. O Skype teve um incentivo para tornar as coisas pouco claras, porque os funcionários exigiriam muito mais compensações se tivessem entendido. O fato de que os funcionários estão tão surpresos que isso está acontecendo sugere que eles não entenderam o acordo. Isto é o que os advogados chamam de fraude.


A segunda coisa que o Skype fez de errado não foi renunciar a esta cláusula com a aquisição iminente. A empresa pode negar durante todo o dia que eles demitiram esses funcionários por causa, e não poupar alguns dólares em opções de estoque. Mas a aparência é exatamente o oposto.


Esses funcionários devem simplesmente contratar um advogado para processar o Skype. Há uma reivindicação de fraude válida com base no que estou vendo, e os "atmosféricos" (como os advogados descrevem os fatos legalmente irrelevantes em torno da história que podem, no entanto, influenciar um juiz e um júri) são terríveis para o Skype. Além disso, o Skype tem que encerrar este acordo. Acho que eles simplesmente resolveriam imediatamente e pagariam a parte adquirida das opções de compra de ações.


Prepare-se para mais disso.


Aposto que dezenas de advogados, capitalistas de risco e CEOs, agora que estão cientes disso, estão pensando "Hmmm, não é uma má idéia. Nós devemos fazer isso. "E enquanto eles estiverem bem claros em suas comunicações com novos funcionários, essas opções de estoque, que já são um tiro longo, provavelmente serão extra-inúteis, provavelmente ficam legalmente. Em seguida, cabe aos empregados tomar posição. Ou não.

No comments:

Post a Comment